A limpeza de condomínio é uma das atividades mais importantes no que se refere ao
bem-estar e segurança de condôminos e terceiros. Porém, ao contrário do que alguns possam pensar, essa não é uma tarefa simples, principalmente, em função do tamanho dos empreendimentos e das diversas áreas que os compõe.
Pensando nisso, criamos esse artigo, que traz características e processos indispensáveis para manter todos os ambientes em perfeito estado de higiene e conservação. Confira!
A importância da limpeza de condomínio
Ter um local limpo e saudável para viver é essencial para garantir uma boa saúde, satisfação e convivência entre condôminos. Ao contrário, quando a limpeza de condomínio é negligenciada, a probabilidade de que haja reclamações junto à gestão condominial é grande.
Afinal, é de responsabilidade do síndico manter as áreas comuns em pleno funcionamento, conforme consta no Artigo 1348 do Código Civil. O não cumprimento desse dever pode gerar conflitos e prejudicar a imagem do profissional junto aos condôminos.
Conheça 6 boas práticas para manter o condomínio limpo e conservado
Além do levantamento das áreas comuns e características de cada condomínio, é fundamental determinar a frequência de cada limpeza, calculada a partir do perfil dos empreendimentos.
Apesar de ser uma questão particular, é possível se nortear a partir da seguinte ordem:
Limpeza diária:
- Portaria;
- Hall;
- Elevadores;
- Banheiros;
- Calçadas;
- Objetos de decoração.
Limpeza semanal:
- Caixas de hidrantes e extintores;
- Playgrounds;
- Churrasqueiras;
- Móveis das áreas comuns.